Conracon - Seguros e Garantias logo

Conracon cuidando do seu maior interesse.

O Seguro de Transporte garante ao segurado indenização pelos prejuízos causados a carga e bens transportados, cobrindo danos e perdas que eventualmente possam ocorrer durante viagens terrestres, aéreas e aquaviárias, em percursos nacionais e internacionais. A cobertura pode se estender durante o período de armazenagem (?)

As coberturas de Seguro de Transporte pode ser dividido em três categorias: internacional, nacional e de responsabilidade civil, sendo a última   contratada apenas pela empresa de transporte.

Internacional: O seguro destina-se a cobrir as perdas e danos provocados no objeto segurado, provenientes de naufrágio, encalhe, explosão, incêndio, raio, ressacas, tempestades, arrebatamento pelo mar, operações de carga e descarga, transbordo, mudança de rota forçada, barataria do capitão ou tripulantes, riscos resultantes de fortuna do mar, caso fortuito ou força maior.

Nacional: Cobre as perdas e danos que sobrevenham ao objeto segurado, provenientes de colisão, capotagem, descarrilamento, tombamento, incêndio, explosão, raio, inundação, desmoronamento de terra e pedras, roubo oriundo de assalto a mão armada, desaparecimento total do veículo, água doce ou de chuva, amassamento, amolgamento, arranhadura, contaminação, derrame, quebra, roubo, vazamento e outros danos semelhantes.

O Seguro de Transportes é composto por uma cobertura básica, de contratação automática, e por coberturas adicionais, que cobrem riscos que não estão dentro da cobertura básica.

 

Coberturas Básicas

Cobertura Básica Restrita (C) – garante ao segurado os prejuízos que venha a sofrer em consequência de perdas e danos materiais causados ao objeto segurado exclusivamente por:

a) Incêndio, raio ou explosão;
b) Encalhe, naufrágio ou soçobramento do navio ou embarcação;
c) Capotagem, colisão, tombamento ou descarrilamento de veículo terrestre;
d) Abalroamento, colisão ou contato do navio ou embarcação com qualquer objeto externo que não seja água;
e) Colisão, queda e/ou aterrissagem forçada da aeronave, devidamente comprovada;
f) Descarga da carga em porto de arribada;
g) Carga lançada ao mar;
h) Perda total de qualquer volume, durante as operações de carga e descarga do navio;
i) Perda total decorrente de fortuna do mar e/ou de arrebatamento pelo mar.

 

Cobertura Básica Restrita (B) – garante ao segurado os prejuízos que venha a sofrer em consequência de perdas e danos materiais causados ao objeto segurado pelos riscos citados na cobertura anterior e também por:

a) Inundação, transbordamento de cursos d’água, represas, lagos ou lagoas, durante a viagem terrestre;
b) Desmoronamento ou queda de pedras, terras, obras de arte de qualquer natureza ou outros objetos, durante a viagem terrestre;
c) Terremoto ou erupção vulcânica;
d) Entrada de água do mar, lago ou rio, na embarcação ou no navio, veículo, “container”, furgão (“liftvan”) ou local de armazenagem.

 

Cobertura Básica Ampla (A) – garante ao segurado os prejuízos que venha a sofrer em consequência de todos os riscos de perda ou dano material sofridos pelo objeto segurado, em consequência de quaisquer causas externas, exceto as previstas na cláusula de prejuízos não indenizáveis.

Existem ainda coberturas básicas que visam cobrir mercadorias e/ou situações específicas, como é o caso das seguintes coberturas:
• Cobertura Básica Restrita para Embarques de Mercadorias/Bens Acondicionados em Ambientes Refrigerados;
• Cobertura Básica Ampla para Embarques de Mercadorias/Bens Acondicionados em Ambientes Refrigerados;
• Cobertura Básica Restrita para Mercadorias/Bens Congelados;
• Cobertura Básica Ampla para Mercadorias/ Bens Congelados;
Cobertura Básica Ampla para Animais Vivos (Exceto Embarques Aéreos de Aves Vivas);
• Cobertura Básica Ampla para Seguros de Transportes Aéreos de Aves Vivas;
• Cobertura Básica para Seguros de Bagagem;
• Cobertura Básica para Seguros de Mercadorias Conduzidas por Portadores.





Amigos | Seguradora | Google Outros