Conracon - Seguros e Garantias logo

Conracon cuidando do seu maior interesse.

Esse glossário foi originalmente desenvolvido pela Funenseg (Fundação Escola Nacional de Seguros) e colocado à sua disposição neste site pela CONRACON Seguros. Aqui você encontra os significados de termos relativos ao setor de seguros. Escolha a letra e, em seguida, clique na palavra desejada para ter acesso à sua definição

I

IMPACTO DE VEÍCULOS

É um dos riscos cobertos por diferentes modalidades praticadas no ramo Riscos Diversos ou nas apólices compreensivas no ramo de Incêndio (Riscos Nomeados) e no de Riscos de Engenharia (Riscos Operacionais), que garantem a indenização por perdas e danos materiais, causados aos bens segurados por impacto de veículos terrestres. V. tb. Seguro Riscos Diversos, Seguro Incêndio e Seguro Riscos de Engenharia.

IMPEDIMENTO DE ACESSO

É a garantia, dada pelas apólices de Lucros Cessantes, da perda de lucro bruto e realização de gastos adicionais pela interdição do estabelecimento segurado ou do logradouro onde o mesmo funcione, por um prazo superior a 48 (quarenta e oito) horas. V. tb. Seguro Lucros Cessantes.

IMPORTÂNCIA SEGURADA

É o valor monetário atribuído ao patrimônio ou às conseqüências econômicas do risco sob expectativa de prejuízos, para o qual o segurado deseja a cobertura de seguro, ou seja, é o limite de responsabilidade da seguradora, que, nos seguros de coisas, não deverá ser superior ao valor do bem. Também designada por Capital Segurado, Quantia Segurada, Soma Segurada ou IS.

IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES DE CRÉDITO, CÂMBIO E SEGURO, OU RELATIVAS A TÍTULOS E VALORES IMOBILIÁRIOS – IOF

É o imposto federal que incide, inclusive, sobre o valor dos prêmios das apólices de seguro, sendo os seus contribuintes os segurados.

IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES FINANCEIRAS

V. Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos e Valores Imobiliários (IOF).

IMPRORROGABILIDADE DA APÓLICE

É a condição que veda a prorrogação da vigência da apólice por endosso.

INAPTIDÃO

É a característica das cargas de natureza imprópria para a finalidade do meio de transporte escolhido. V. tb. Seguro Transportes.

INCAPACIDADE

É, na terminologia de seguros, a impossibilidade de trabalhar ou de executar certos atos ou movimentos, transitória ou definitivamente, em decorrência de doença ou de acidente sofrido.

INCERTEZA

Uma das três características básicas do seguro e consiste no aspecto aleatório quanto à ocorrência de determinado evento ou quanto à época em que este virá a ocorrer. V. tb. Mutualismo e Previdência.

INCONTESTABILIDADE

É a circunstância de caráter específico que se manifesta nas apólices de Seguro Vida, em virtude da qual não podem os segurados ser prejudicados por omissões ou dúvidas em que, sem má-fé, hajam incorrido ao efetuar a declaração de seguro que deu origem à apólice emitida. V. tb. Cláusula de Incontestabilidade.

INDENIZAÇÃO

É a contraprestação do segurador ao segurado que, com a efetivação do risco (ocorrência de evento previsto no contrato), venha a sofrer prejuízos de natureza econômica e faz jus à indenização pactuada. 1. DUPLA – V. Cláusula de Dupla Indenização. 2. MÚLTIPLA – V. Cláusula de Múltipla Indenização.

INDEXAÇÃO

É a aplicação de um índice de correção automática para a atualização das importâncias seguradas, franquias e prêmios das apólices de seguro. Está atualmente abolida no Brasil para os contratos de prazo inferior a um ano.

ÍNDICE DE FREQÜÊNCIA

É o valor ou coeficiente que indica a média do número de sinistros que um segurado apresentou durante um ano completo ou a média de sinistros por ano de um conjunto ou carteira de apólices.

ÍNDICE DE INTENSIDADE

É o valor ou coeficiente que indica o custo médio dos sinistros de um segurado, de um conjunto de segurados ou ainda com relação a uma determinada carteira de apólices.

ÍNDICE DE SINISTRALIDADE

É o coeficiente ou percentagem que indica a proporção existente entre o custo dos sinistros, ocorridos num conjunto de riscos ou carteira de apólices, e o volume global dos prêmios advindos de tais operações no mesmo período V. tb. Limite de Perda e Resseguro Excesso de Sinistralidade.

INFRAÇÃO DE TARIFA

É a confirmação de que foram concedidos benefícios e/ou descontos nas taxas, previstos ou não nas tarifas, porém não regulamentados ou autorizados pelos órgãos competentes, em função das características e/ou condições do objeto segurado, ensejando a cobrança de multas e/ou o cancelamento do contrato.

INFRA-SEGURO

É a situação que se origina quando o valor segurado atribuído ao objeto garantido por uma apólice é inferior ao seu valor real.

INJÚRIA FÍSICA

É a denominação empregada para designar os danos causados a pessoas e também aos animais, quando estes danos são considerados como materiais.

INSOLVÊNCIA DE SEGURADORA

É a situação financeira de falta de liquidez, que se produz quando uma seguradora não pode honrar os pagamentos devidos e utiliza as reservas disponíveis ou o capital próprio. Nestes casos a SUSEP pode conceder um prazo para o saneamento ou implementar um dos seguintes mecanismos: direção fiscal, intervenção ou, nos caso mais graves, liquidação da seguradora.

INSTALAÇÃO E MONTAGEM

É a denominação de cobertura operada no ramo Riscos de Engenharia, que garante os riscos inerentes aos serviços de instalação e montagem, inclusive testes, de equipamentos e máquinas objeto do seguro. V. tb. Seguro Instalação e Montagem e Seguro Riscos de Engenharia.

INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO INCÊNDIO

É o conjunto de aparelhos e/ou sistemas de alarme e/ou combate a incêndios, que pode atuar de forma fixa, móvel, manual ou automática, quer distribuídos ou instalados nas edificações de qualquer natureza.

INSTITUIDORA

Em previdência, e no caso de planos empresariais, é a pessoa jurídica contratante de um Plano de Previdência, à qual os participantes estão vinculados, e que efetua contribuições ao plano.

INSTITUTE CARGO CLAUSES

É um conjunto de 3 (três) clausulados para cobertura do risco de Transportes dentro do ramo de Cascos Marítimos, que juntamente com outras condições semelhantes, formam um clausulado geral para o mesmo ramo, desenvolvido e publicado pelo The Institute of London Underwriters.

INSTITUTE CLAUSES

É o conjunto de clausulados para cobertura de diferentes variações do risco de Transportes dentro do ramo de Cascos Marítimos, desenvolvido e publicado pelo The Institute of London Underwriters.

INSTITUTE FREIGHT CLAUSES

É um conjunto de clausulados para cobertura do risco de fretes dentro do ramo de Cascos Marítimos, que juntamente com outras condições semelhantes, formam um clausulado geral para o mesmo ramo, desenvolvido e publicado pelo The Institute of London Underwriters.

INSTITUTE WAR CLAUSES

É um clausulado para cobertura do risco de Transportes durante períodos de guerra, dentro do ramo de Cascos Marítimos, que juntamente com outras condições semelhantes, formam um clausulado geral para o mesmo ramo, desenvolvido e publicado pelo The Institute of London Underwriters.

INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL

IRB – Atual IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A., sociedade anônima autorizada a operar em resseguro em todos os ramos e em todo o território nacional. Pode, mediante apresentação de plano de operações à SUSEP, subscrever também resseguros do exterior. No passado, era uma sociedade de economia mista, com personalidade jurídica própria de direito privado e gozava de autonomia para regular o co-seguro, o resseguro e a retrocessão, bem como para promover o desenvolvimento das operações de seguro no país, segundo as diretrizes do CNSP.

INSUFICIÊNCIA DE DISTÂNCIA

É a denominação, aplicada pelo Guia de Taxação Analítica de Riscos de Indústrias Petroquímicas, para designar a existência de uma distancia inferior a 50 pés (15,24m) entre unidades taxáveis como itens separados de tais riscos, o que, por sua vez, não permitiria uma separação/isolamento de riscos para efeito de segurança contra incêndios e explosões.

INSUFICIÊNCIA DE PROVISÕES

É a situação verificada quando as reservas destinadas a determinado fim são inferiores aos limites fixados em leis, regulamentos ou instruções específicas para tal.

INSURANCE

V. Seguro. 1. INTEREST CLAUSE – V. Cláusula de Interesse Segurável. 2. MORTALITY TABLE – V. Tábua de Mortalidade. 3. SERVICE OFFICE – É uma entidade mantida pelo mercado segurador dos Estados Unidos da América, com o propósito de definir e divulgar as taxas básicas cabíveis para cada modalidade de cobertura.

INTERMEDIACÃO DE SEGURO

É a presença e participação do corretor de seguros na colocação dos negócios no mercado segurador. V. tb. Broker e Corretor de Seguros.

INTERMODAL

É a denominação dada a sistema composto por variadas formas de transporte de cargas, quer seja rodoviário, aquático, aéreo ou ferroviário, em que a carga é transportada por todos ou alguns desses meios de transporte. V. tb. Seguro Multimodal.

INUNDAÇÃO

É a denominação de cobertura operada no ramo Riscos Diversos, que garante as perdas e danos materiais diretamente causados por inundação resultante do aumento do volume de água de rios navegáveis e de canais alimentados naturalmente pelos mesmos. V. tb. Seguro Inundação.

IOF – IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES FINANCEIRAS

V. Imposto sobre Operações de Crédito Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos e Valores Imobiliários.