Conracon - Seguros e Garantias logo

Conracon cuidando do seu maior interesse.

Esse glossário foi originalmente desenvolvido pela Funenseg (Fundação Escola Nacional de Seguros) e colocado à sua disposição neste site pela CONRACON Seguros. Aqui você encontra os significados de termos relativos ao setor de seguros. Escolha a letra e, em seguida, clique na palavra desejada para ter acesso à sua definição

D

DE ALTO-MAR

É uma das classificações de embarcações quanto à navegação, adotada pela Capitania dos Portos, é que é obedecida também na confecção dos laudos de vistorias do ramo Cascos Marítimos. V. tb Seguro Cascos marítimos.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS E CAPITALIZAÇÃO

É a denominação do órgão federal que precedeu a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

DEPENDÊNCIAS DE APOIO

É a denominação dada pela TSIB às edificações ou instalações auxiliares e de uso comum dos prédios e moradias segurados, tais como: restaurantes, lavanderias, saunas etc. V. Seguro Incêndio.

DEPRECIAÇÃO

É a redução do valor de um bem, móvel ou imóvel, segundo critérios matemáticos e financeiros, considerando, dentre outros, a idade e as condições de uso, funcionamento ou operação. V. tb. Valor de Novo.

DERROTA

É o rumo que os navios seguem durante a viagem, com o segurador, em geral, assumindo a responsabilidade do risco marítimo, tendo em vista a derrota estabelecida antecipadamente, de acordo com as escalas normais do navio. V. tb. Seguro Cascos Marítimos e Seguro Transportes.

DESATIVACÃO TEMPORÁRIA

É a condição de desligamento temporário da instalação de proteção e detecção de incêndio das instalações industriais, com procedimentos de aceitação de cobertura e/ou de proteção compatíveis. V. tb. Seguro Incêndio e Seguro Riscos Operacionais.

DESVIO DE ROTA

É o risco de a embarcação sair da sua rota, ou seja, do caminho preestabelecido pelas necessidades e regras da navegação.

DESVIO DE SINISTRALIDADE

É a diferença, favorável ou desfavorável, na taxa de sinistralidade, em relação à taxa tecnicamente esperada, aferida a partir da taxa pura da carteira.

DIÁRIAS DE INCAPACIDADE TEMPORÁRIA

São as diárias pagas devido à impossibilidade contínua e ininterrupta de o segurado exercer qualquer atividade relativa à sua profissão ou ocupação durante o período em que se encontrar sob tratamento, em conseqüência de acidente coberto. V. tb. Garantia Adicional de Diárias de Incapacidade Temporaria.

DIÁRIAS HOSPITALARES

São as diárias pagas ao segurado como reembolso de internação hospitalar, a critério médico e realizada em conseqüência de acidente coberto. Cobertura não mais concedida no ramo Acidentes Pessoais. V. tb. Garantia Acessoria de Diárias Hospitalares.

DISCOVERY BASIS

1) É uma cobertura concedida para garantir os sinistros descobertos, durante a negociação de um contrato de resseguro.
2) É um tipo de cobertura praticada em alguns ramos de seguro e que garante sinistros descobertos durante a vigência da apólice, ainda que a ocorrência se tenha dado antes ou após do período de vigência.

DISPOSIÇÕES ESPECIAIS

São os capítulos e parágrafos de uma apólice de seguro que formam as condições básicas de todas as modalidades de cobertura operadas por um mesmo ramo.

DISPOSIÇÕES PARTICULARES

São os capítulos e parágrafos de uma apólice de seguro que formam as condições específicas de cada modalidade de cobertura operada pelos diferentes ramos.

DIVISÃO EM RISCO ISOLADO

É o conjunto de enquadramentos e/ou procedimentos, tarifados ou não, adotados pelo Inspetor de Riscos, visando a identificar as diferentes áreas do risco expostas aos mesmos eventos e para permitir uma adequada e total aceitação do negócio, reduzindo as possibilidades de repasses dos excedentes.

DIVISÃO TAXÁVEL

É qualquer conjunto de equipamentos que integre uma unidade de processo petroquímico, inclusive as estruturas nas quais estejam apoiados ou os prédios nos quais estejam instalados, juntamente com seus pertences, fazendo parte da unidade e dos quais esta dependa, quer separados ou não, estando sujeito à taxa da unidade de processo em questão.

DMH – DESPESAS MÉDICO-HOSPITALARES

V. Garantia Adicional e Despesas Médico-Hospitalares.

DOENÇA PRÉ-EXISTENTE

Doença crônica manifestada no segurado antes da data de contratação do seguro.

DOENÇA PROFISSIONAL

É toda e qualquer deficiência e/ou enfraquecimento da saúde humana, causada por uma exposição contínua a condições inerentes à ocupação de uma pessoa.

DPEM – DANOS PESSOAIS CAUSADOS POR EMBARCAÇÕES

V. Seguro Danos Pessoais Causados por Embarcações, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou não.

DPVAT – DESPESAS COM DANOS PESSOAIS CAUSADOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES TERRESTRES

V. Seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, ou por Sua Carga, a Pessoas Transportadas ou não.